sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Educação no Século XXI

A educação tem avançado consideravelmente ao longo dos tempos, porém esse avanço abre lacunas inúmeras para a preparação de quem dela usufrui. Trabalhar no contexto educacional, traz não somente vislumbres por seus avanços, mas principalmente, consciência seletiva de tudo que o adentra. Então , Pedro Demo fornece um grande presente a quem se dispõe de fato a Pensar Educação, em principal na nova era! 



"O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria.
Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. A isto deve sempre se acrescer a preocupação com o espírito crítico, em particular perante a inundação de informação na internet que já mais desinforma do que informa. Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador.
É mesmo possível falar de uma nova esfera pública para o debate democrático, na visão de Habermas, embora seja a internet bem mais conhecida como lugar de plágio. Sobressai aí o debate de Benkler, sobre a riqueza das redes, chamando a atenção para um “novo modo de produção” de estilo solidário (wikipedia, por exemplo): os colaboradores não se movem por dinheiro, mas por conta de um projeto coletivo motivador"...

http://www.oei.es/noticias/spip.php?article4100

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